O tema sabedoria é assunto tratado pela carta de Tiago. Mais especificamente o capítulo 3. Tiago não fala de qualquer sabedoria, mas daquela que vem do alto. Isto significa que contrasta com a sabedoria deste mundo.
Toda a inveja, orgulho e egoísmo prejudicam a vida. A organização social do cristianismo não compactua com o egoísmo, porque este causa desordem e danos às pessoas. Sabedoria de Deus é pacífica, conciliadora e inclusiva, sem hipocrisia.
Sabedoria que vem do alto, ou seja, de Deus, promove a paz. Toda a fé que vem do alto precisa ser partilhada. As pessoas comprometidas com a fé em Jesus Cristo trabalham para que este projeto de vida seja construído. Os prazeres particulares têm de ser afunilados tendo em vista a conduta comunitária.
Este deve ser o motivo comunitário: a sujeição a Deus. Essa vontade deve unir todos os membros da comunidade. Esta é uma nova proposta de vida. A nova vida brota de dentro da paz. A vida para ser vivida precisa ser humanizada. Esta sabedoria que vem do alto está descrito na carta de Tiago.
Pastor Ademar Giese