O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça,
repouso e segurança para sempre (Isaías 32.17).
Disse Jesus aos que haviam crido nele: Se vós permanecerdes
na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8.31-32).
Ética, justiça, verdade, respeito, transparência e diálogo são valores inerentes à democracia. São igualmente valores que pautam a vida e missão confiada por Deus à IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a todo o povo de Deus.
Por vivermos num Estado democrático e por sermos um país em que os valores do Reino de Deus são parâmetros, deveria ser bastante óbvio que a observância da verdade e a busca obstinada da justiça com vistas ao fortalecimento de relações de paz fossem parte do nosso cotidiano. Infelizmente os fatos não confirmam o que parece ser. E é isso que está como pano de fundo do cenário com o qual estamos convivendo nas últimas semanas.
As vozes da inconformidade devem ser ouvidas com atenção redobrada e respeito. Consequências precisam ser destiladas a partir da escuta atenciosa e mudanças devem acontecer.
- Repudiemos todo e qualquer ato de violência e vandalismo, mas não permitamos que esses atos desviem o foco do que é inadiável: que mudanças precisam acontecer em nosso país.
- Apostemos mais no diálogo. Não percamos a oportunidade de novamente discutir temas políticos em nossas casas. Isto mesmo! Comecemos pela família. Com os pais, com os filhos! Quantas vezes nossos jovens nas comunidades gostariam de se manifestar, participar e oferecer uma alternativa ao que está ocorrendo nos espaços comunitários!? Temos dado ouvido suficiente a esses pleitos?
- Dialoguemos mais com nossos representantes políticos. Fiquemos atentos ao que fazem depois de eleitos. Cobremos das autoridades mais diálogo com a população! Apoiemos os acertos, mas não deixemos que façam de conta que nos ouviram.
- Coloquemos como luzeiros no horizonte do nosso caminho diário a verdade e a justiça. Que a verdade e a justiça sejam a utopia que nos faz caminhar.
Um dos princípios da Constituição da IECLB reza que, “em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB tem por fim e missão propagar o Evangelho de Jesus Cristo; estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária; promover a paz, a justiça e o amor na sociedade; participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo” (Art. 3º.).
Esse testemunho é a grande oportunidade que Deus concede a cada membro à medida que assume
sua responsabilidade cidadã. Ser, participar e testemunhar com base na justiça e na verdade, sempre,
em todos os momentos e lugares, em resposta e fidelidade ao amor de Deus por nós. Essa é uma parte
importante da nossa contribuição para um país onde a justiça e a paz florescerão mais e mais à medida que a verdade prevalecer.
Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
IECLB-Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil