Reunidos e reunidas na XXI Assembleia Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, nas dependências da Comunidade de Cristo, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Tomé de Porto Xavier, os e as delegados/as do Sínodo foram mais uma vez desafiados/as, através da palavra de Deus, a aprofundar a Visão e a Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
Igreja é o povo de Deus que tem em comum o Batismo e se reúne porcausa do Evangelho de Jesus de Nazaré. Economia é a lei da organização da casa comum através do que se produz com o trabalho e que tem por finalidade o bem geral. E isto precisa favorecer o bem comum de todas as pessoas. Política é organizar a polis “cidade” de tal maneira que as pessoas que nela vivem “no país e no próprio universo” consigam conviver responsável e civilizadamente.
Estamos atualmente inseridos num contexto de extremos. A prática ensinada por Jesus Cristo, por vezes, é esquecida. O contexto religioso, econômico e político da atualidade reflete o quanto nos falta a busca do bem e não do mal. Isto se deve, em grande parte, às informações equivocadas e incapazes de promover o entendimento a partir de um diálogo com base no Evangelho de Jesus Cristo. A lei se sobrepõe ao Evangelho. Cada qual defende o seu ponto de vista como verdade única.
A “vida dói” quando nos conformamos diante da dureza da realidade de fome, deficiência, solidão, exclusão, desemprego, preconceito, drogas, violência contra as mulheres e tantas outras formas de violência. A “vida dói” ainda mais quando usamos a nossa Igreja para propagar radicalismos e semeamos discórdia. Jesus nos ensina em seu ministério, conforme Marcos 2. 23-3.6, a nos inconformarmos diante da dureza das pessoas. Por isso, Jesus cura.
Sendo um dos eixos do Tema do Ano da IECLB, a política – esta arte de organizar a vida em sociedade - precisa ser resgatada segundo os conceitos bíblicos e princípios luteranos. Atualmente “a vida dói” para milhões de pessoas. Como Igreja, urge colocarmos nossas mãos a serviço, onde nossos corações e mentes respondam afirmativamente ao Evangelho de Jesus Cristo.
Porto Xavier, 01 de setembro de 2018.
Integrantes da XXI Assembleia Sinodal
do Sínodo Noroeste Riograndense