Diaconia transformadora e protagonismo foram temas do Acampamento Repartir Juntos em Três de Maio



Reunidos sob o tema: Geração Jovem – Jovem gera ação, mais de 400 jovens estiveram em Três de Maio (RS), entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2014, para o 31º Acampamento Repartir Juntos, com o objetivo de discutir sobre ações diaconais transformadoras e protagonismo na sociedade. O encontro é promovido anualmente pelos sínodos Planalto Riograndense, Noroeste Riograndense e Uruguai. Nesta edição contou com  a parceria da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s, (Renajoc) Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e Editora Sinodal.
O tema do acampamento – Geração Jovem – Jovem gera ação – foi abordado através de palestras, troca de experiências e oficinas como grafite, comunicação, música, alimentação saudável, igualdade de gênero, entre outras. A exposição interativa Nem tão Doce Lar, da FLD, que trata da superação da violência doméstica, também faz parte da programação.
As perguntas discutidas foram: estamos sendo protagonistas em nossa realidade? Como é a nossa participação em nossas comunidades, bairros, escolas e paróquias? Temos de fato nos empenhado para ajudar nas ações das nossas comunidades, visando o bem comum e a transformação da sociedade?
Muita diversão, alegria e reflexão
O Acampamento Repartir Juntos sempre reserva aos jovens momentos de diversão e alegria, através de muita música, brincadeiras, gincanas e rodas de conversa. Além disso, acampar num espaço aberto sempre é motivo de descontração. Os momentos de reflexão guardam momentos de oração, leitura bíblica e reflexão.

Caminhada
Na noite do dia 16 as e os participantes fizeram uma caminhada pela cidade, buscando reafirmar a ideia das capacidades e do protagonismo jovem. Entre os temas apresentados estiveram a preocupação dos jovens em relação a construção das barragens no Rio Uruguai, produção de alimentos e alimentação, respeito a cultura indígena, respeito a diversidade e a busca por uma cultura de paz.

Jovens vieram de diferentes lugares

Estiveram presentes jovens que vieram de diferentes lugares, entre eles das cidades do Noroeste e Planalto Riograndense, Oeste Catarinense, Marechal Cândido Rondon, Restinga Seca e de Oberá na Argentina.