Integrantes do Grupo Bela Vista conheceram trabalho com frutas nativas

Encontro tratou sobre agroflorestas e reuniu produtores
rurais e representantes de entidades
Integrantes do Grupo de Famílias Rurais Bela Vista, da Paróquia Evangélica de Giruá, participaram do Encontro de Encerramento do desenvolvimento de um projeto de agroflorestas na cidade de Vacaria. O Encontro foi organizado pelo CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas e Populares), com sede em Passo Fundo. Participaram os agricultores Luís Mücke e Paulo Gewehr. Na oportunidade foram apresentados aos participantes os avanços que os agricultores dos Campos de cima da Serra estão obtendo no trabalho de manejo, colheita, processamento e venda de produtos oriundos das frutas nativas.
Segundo o responsável técnico do CETAP, Alvir Longhi, a comercialização de frutas nativas vem crescendo na região. Além disso, as áreas de preservação permanente, que antes eram vistas como um problema pelos agricultores, agora começam a se apresentar como uma forma de complementação de renda das famílias agricultoras, já que é possível realizar a colheita das frutas nessas áreas, bem como complementá-las com a introdução de mudas de diversas espécies frutíferas nativas.
Paulo Gewehr e Luís Mücke
O CETAP vêm desenvolvendo um trabalho de fortalecimento de uma rede de solidária de produção, logística e comercialização de produtos, especialmente da polpa de frutas e paçoca de pinhão. Para isso já conta com o envolvimento de inúmeros atores, que vão desde produtores, transportadores e consumidores destes produtos. Essa rede solidária conta com o apoio do Governo do Estado, que vem auxiliando os integrantes com fomentos financeiros e de infraestrutura.
O Grupo de Famílias Bela Vista, que tem vínculo com a Paróquia Evangélica de Giruá, começa a desenvolver agora um projeto denominado Cachos Dourados, que visa trabalhar o tema das frutas nativas, especialmente o butiá. O projeto é apoiado pela FLD (Fundação Luterana de Diaconia).