Grupo de Mulheres da Comunidade da Paz e Legião Evangélica organizaram o 2º Jantar do Chinelo


Com o objetivo de reunir grupos, membros e amigos da comunidade da Paz o Grupo de Mulheres e o grupo de Legião Evangélica organizaram o 2º Jantar do Chinelo, que aconteceu no dia 07 de novembro no Centro Evangélico da Paz. A proposta do jantar é ser um espaço simples e acolhedor para confraternizar e criar comunhão, por isso todos foram convidados a usar chinelos – disse o P. Fábio Rucks.
Durante o jantar aconteceu a apresentação do projeto Cio da Terra – Butiá, que conta com a apoio da Fundação Luterana de Diaconia. Na oportunidade a professora Fátima Marizete Fernandes falou sobre a história do fruto símbolo do município e as possibilidades relacionadas a ele, destacando de modo especial a Festa do Butiá. Em seguida a nutricionista Giseli Hanauer falou sobre os potenciais nutricionais do butiá. Também o P. Fábio falou sobre os encaminhamentos do projeto dados junto ao Grupo de Famílias Rurais Bela Vista, que já se envolveram no trabalho de levantamento do número de butiazeiros disponíveis nas propriedades, adequação de local para oficinas, participação do encontro sobre Agroflorestas em Vacaria e organizações associativas em Rosário do Sul. O grupo também conheceu o trabalho do Encontro de Sabores, Centro de Tecnologias Alternativas e Populares e Cadeia Solidária da Frutas Nativas em Passo Fundo. Todas essas entidades são voltadas à pesquisa, motivação, beneficiamento e comercialização de frutas nativas. Durante próximo ano o projeto terá continuidade, com ênfase especial para a motivação no cuidado aos butiazeiros e oficinas para a valorização do fruto, focando especialmente a polpa do butiá.
Os participantes ainda prestigiaram um delicioso suco de butiá e apreciaram os belíssimos trabalhos artesanais desenvolvidos pelas artesãs giruaenses Iolanda Stasiaki e Normeli Scherer. Em seguida saborearam os deliciosos pratos servidos e a boa Música de Kaike Rodrigues.