Na manhã chuvosa de hoje (08/07/2015) reuniram-se no Centro Evangélico da Paz agricultores e agricultoras e representantes da Arede (Associação Regional de Desenvolvimento e Pesquisa), Emater e Prefeitura Municipal de Giruá para tratar sobre produção orgânica e certificação participativa, especialmente de hortigranjeiros e frutas.
O encontro começou com um momento de meditação que lembrou do compromisso cristão do amor a Deus, ao próximo e a criação. O amor funciona como uma grande rede, ela começa comigo, com você, com seu vizinho... Aí ela se espalha para nossas famílias, e das nossas famílias para nossos amigos, para nossa cidade e assim por diante. É uma rede protetora, regida por sentimentos bons. Ele nos faz cuidar uns dos outros, do nosso lar e do nosso planeta, disse o P. Fábio Rucks. Esse amor e cuidado precisam se estender através da produção de alimentos que sairão das propriedades dos produtores familiares e estarão na mesa dos consumidores, complementou.
Em seguida os técnicos da Arede, Ademir Amaral e André Camargo, fizeram uma explanação sobre o sistema de certificação participativa de orgânicos desenvolvida pela Rede Ecovida, apresentando uma série de exemplos de experiências de produção orgânica, para fomentar uma discussão sobre a viabilidade de certificação de propriedades em Giruá.