A FLD lançou na quinta-feira, dia 2, os materiais promocionais da Rede de Comércio Justo e Solidário, que tem entre os objetivos, conforme o secretário-executivo Carlos Bock, promover a articulação dos projetos entre si e colocá-los em diálogo com as comunidades luteranas.
Ele lembrou do lançamento da Rede, em 3 de junho de 2012, na cidade de Igrejinha (RS), durante o Dia da Igreja, evento tradicional das comunidades luteranas, onde cerca de nove mil pessoas conferiram a exposição. “O nosso desafio é comunicar, visibilizar não só os produtos da Rede, mas os valores que os empreendedores carregam,” disse.
Segundo a assistente de projetos, Marluí Tellier, a Rede contempla os projetos das áreas da alimentação, do artesanato, do vestuário e da coleta de resíduos e reciclagem. Constituiu-se um comitê gestor, o qual se reúne periodicamente para avaliar e realizar a gestão da Rede de forma coletiva. “Iniciamos com 18 grupos e, hoje, são 44 grupos envolvidos. Acreditamos no potencial da Rede de Comércio Justo e Solidário,” disse.
A realização dos materiais promocionais da Rede de Comércio Justo e Solidário foi uma iniciativa das assessoras de projetos da FLD, ao perceberem a dificuldade sentida pelos empreendedores ao buscar ampliar a comercialização dos produtos. De acordo com Susanne Buchweitz, assessora de comunicação da FLD, “a construção dos materiais foi conjunta, um longo trabalho feito com muito amor e carinho”. Ela apresentou o site comerciojustofld.com.br , onde ficamos conhecendo os grupos e temos acesso a uma amostra de cinco produtos de cada grupo. Os interessados em adquiri-los deverão contatar os grupos através dos telefones, e-mails e/ou endereços disponibilizados. “O site é uma vitrine do comércio justo e solidário, vai beneficiar também os grupos que não possuem sites de divulgação,” disse Susanne.
Um vídeo educativo, o qual poderá ser utilizado em escolas, também pode ser acessado no site da Rede. O incentivo ao comércio justo e solidário é também um incentivo a cultura local, como no caso do grupo que trabalha com bijuterias de escamas de peixes, ao resgate da história como o grupo que borda panos de parede e camisetas segundo a tradição dos antepassados alemães e, todos os grupos promovem o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A capacidade das cidadãs e dos cidadãos para encontrar soluções locais para a geração de trabalho e emprego fica evidente.
O presidente do Conselho Deliberativo da FLD, Roni Bonow, não pôde participar do evento, mas enviou mensagem lida aos presentes, na qual destacava os objetivos comuns que os clientes e os empreendedores da Rede têm, como o de buscar uma vida de qualidade e ajudar na construção de relações sociais mais humanas e solidárias.
Presenças
O papel das mulheres na construção da Rede mereceu o destaque da Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM/RS), Ariane Leitão. “Acreditar no potencial das mulheres é apostar no desenvolvimento do Estado e, nós, aqui representantes do Governador do Estado, ele que é um entusiasta da nossa SPM, trabalhamos em conjunto com o Ministra Eleonora apoiando políticas públicas inclusivas. A superação das violências praticadas contra as mulheres só vai acontecer quando as mulheres tiverem autonomia,” disse.
O secretário de ação comunitária da IECLB, Mauro Souza, trouxe o abraço do pastor-presidente Nestor Paulo Friedrich, e revelou-se entusiasmado com a novidade que representa a Rede de Comércio Justo e Solidário. Além da FLD, parabenizou os apoiadores da Rede: o Sínodo Nordeste Gaúcho, a Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A representante dos empreendedores da Rede, Letícia Ballestér, também agradeceu aos apoiadores e, ao destacar a capacidade demonstrada pelos grupos na superação dos desafios, pediu a valorização da oportunidade de ampliação dos públicos que estão recebendo.
Prestigiaram, também, a cerimônia de lançamento dos materiais promocionais da Rede de Comércio Justo e Solidário: o representante do Departamento Estadual de Economia Solidária, Alonso Nunes Coelho; a representante do Gabinete do Vice-Governador, Soeli Presser, a vice-pastora sinodal do Sínodo do Noroeste Gaúcho, Tânia Weimer.
A marca, o vídeo, o folder e as chamadas foram desenvolvidas pela Mythos Comunicação, de Blumenau (SC) e o site, pela Mythos junto com a SensoDesign, de Santa Maria (RS). A fotógrafa Dora Bragança produziu todas as fotos para o site.
Texto: Eliege Fante/Fundação Luterana de Diaconia
Fonte: www.fld.com.br