Paróquia Ev. de Conf. Lut. em Giruá


Em março de 1969 foi instalado, em Giruá, o segundo pastorado da Paróquia Evangélica de Santa Rosa. O primeiro pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil a fixar residência em Giruá foi o pastor João Rubem Strauss. No ano seguinte, em quatro de outubro de 1970, foi inaugurada a casa paroquial junto ao Templo da Comunidade Evangélica da Paz. A vinda de um pastor a Giruá aumentou o dinamismo no trabalho das comunidades filiadas à IECLB, bem como a construção da casa paroquial, foram iniciativas decisivas na criação de uma nova paróquia com sede em Giruá. Em abril de 1976 o Concílio do Distrital Eclesiástico Santa Rosa, realizado na cidade de Itaqui, tomou posição favorável à criação dessa paróquia e assim foi encaminhado a IECLB o pedido. Em 27 de maio de 1976 foi homologado a nova paróquia em Giruá. O primeiro presidente foi o senhor Ervin Lausmann, sendo o seu sucessor o senhor Alceno Kogler, depois Ito Vilson Pohl. Este entregou o cargo para o senhor Leonardo Freitag, sendo que o senhor Armando Schleger o sucedeu no cargo. Foi então que reassumiu novamente o senhor Ervin Lausmann, sendo seu sucessor o senhor Herberto Grützmann. Rainardo Grün antecedeu Ernani Lausmann, atual presidente da Paróquia. Após o pastor Strauss atuaram os pastores João Albino Vortmann, Osvaldo Jähn e Ademar Giese.

Fazem parte da paróquia as comunidades Da Paz de Giruá, São João de Boca da Picada, São Lucas de Cândido Freire e São Marcos de Rincão Maciel. Em 2009 a Comunidade Santo André de Tunas se desfiliou da paróquia, passando a fazer parte da nova paróquia Gustavo Adolfo, com sede em Cruzeiro, Santa Rosa..


A paróquia mantém um trabalho junto às comunidades a ela filiada, bem como a todos os seus membros atividades nos mais diferentes setores. Há um trabalho organizado desde as crianças até as pessoas adultas.