Sínodo

A Paróquia Evangélica de Giruá é uma das paróquias que compõem o Sínodo Noroeste Riograndense, que tem a sua sede na cidade de Três de Maio - RS.
O Sínodo é a unidade descentralizada da IECLB. É formado pelo conjunto de comunidades e paróquias existentes em uma determinada área geográfica. Cabe-lhe o planejamento e a coordenação do trabalho eclesiástico na sua área de abrangência, podendo estruturar-se em setores de trabalho regionalizados. Assim como a comunidade e a paróquia, o Sínodo tem orçamento próprio e pode desenvolver atividades autônomas na sua área.
Assembléia Geral
A Assembléia Sinodal é o órgão soberano do Sínodo e a ela compete, por exemplo: aprovar o plano de objetivos e metas da missão da Igreja na área do Sínodo; promover a reflexão e o debate sobre os temas fundamentais da Igreja e de interesse das comunidades, paróquias e do Sínodo; incentivar e promover, entre as comunidades do Sínodo, a comunhão e o compartilhamento de experiências de fé e de trabalho.
O Conselho Sinodal é responsável pelo trabalho realizado no Sínodo. Ele elege uma Diretoria entre os seus membros, que executa a administração do Sínodo. O presidente deste Conselho é o chefe da administração sinodal.
Ao Pastor Sinodal compete animar, motivar e supervisionar o trabalho eclesiástico, liderando e orientando os obreiros em seu trabalho.