CERB


O Colégio Evangélico Rui Barbosa - CERB é uma extensão da missão da Comunidade da Paz de Giruá. Por isso, o CERB é uma escola comunitária, evangélica e filantrópica, que busca o desenvolvimento da criatividade, da integridade da pessoa humana, observando que o ser humano é criado por Deus, digno, livre e responsável, finito, inacabado e imperfeito, capaz de atribuir sentido a sua existência no mundo, através da prática do amor.

HISTÓRIA
Como propósito de qualificar a educação de crianças e jovens, no dia 18 de outubro de 1957, na sede da Comunidade Evangélica da Paz, reuniram-se membros desta comunidade para a fundação de uma sociedade civil que propugnasse pelo progresso do ensino. Assim nasceu a Sociedade Escolar Rui Barbosa. Os trabalhos na escola iniciaram em março de 1958. Para diretor foi aclamado o Sr. Henrique Spindler, o qual exercia também a função de professor. Assim, no dia 10 de março os alunos foram recebidos. Até o ano de 1963 a escola funcionou apenas com as séries iniciais e contava com cerca de 30 alunos. Em 1975 foi criada a 6ª série. Em 1990 e 1991 foram criadas a 7ª e 8ª respectivamente.
Sentindo a necessidade da existência de mais uma escola de 2° grau no município, começou a campanha para a implantação do memso na escola. Em 1994, no dia do aniversário da escola, foi autorizado o funcionamento do mesmo, a partir do ano letivo de 1995. Na oportunidade a escola passou a usar a nomeclatura atual: Colégio Evangélico Rui Barbosa.
No momento a escola procura dar mais um passo na solidificação da sua história. A implantação dos cursos técnicos passou a ser um sonho possível a partir de um convênio com o Centro Tecnológio Frederico Jorge Loguemann, de Horizontina. Os cursos que estãos endo pleiteados são de Informática e Computação.


ADMINISTRAÇÃO
A administração da escola é de responsabilidade da Comunidade Evangélica da Paz de Giruá. Porém, a responsabilidade jurídica é da ISAEC, entidade filantrópica, vinculada à Igreja Evangélica de Confisão Luterana no Brasil. Atualmente a ISAEC é mantenedora de uma rede com mais de 20 escolas.
A política de ensino usada pela escola é proposta pela Rede Sinodal. A Rede Sinodal é um grupo de escolas com base confessional luterana, que discute e propõem a política de ensino utitilizada por suas escolas afiliadas.