IECLB

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com sede em Porto Alegre-RS, tem sua origem no movimento reforma da igreja no século 16 do qual Martim Lutero foi um grande protagonista. Na sua descoberta doutrinária, baseada em seus estudos da Bíblia Sagrada, Lutero afirma que o ser humano é salvo por graça e fé e não por obras meritórias.
Essa experiência da graça permite que os luteranos sejam caracterizados por um estilo de vida sem proibições e sem a imposição de regras de comportamento que possam ter como objetivo a obtenção da salvação, já que esta é alcançada por graça, mediante a fé.
O luteranismo chegou ao Brasil em 1824 junto com a imigração alemã e, embora tenha permanecido mais concentrado no Sul e Sudeste do Brasil por mais de um século, hoje há comunidades luteranas espalhadas em quase todos os estados brasileiros.
Desde a sua origem a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem nas comunidades sua base de sustentação mais importante. A vida celebrativa tem aí o seu espaço privilegiado. A Palavra de Deus é pregada e os Sacramentos são administrados. A Igreja abre espaço e valoriza a participação dos membros na vida comunitária. Estimula o seu testemunho na sociedade mediante seu engajamento em entidades e instituições educacionais e diaconais.
Em nível nacional a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil se estrutura em 18 Sínodos. Procura exercitar solidariedade e comunhão no testemunho da fé cristã. Diante da realidade brasileira e de outros temas da sociedade e do mundo a direção da Igreja faz declarações, emite posicionamentos e manifestos, veicula cartas pastorais e estimula a intercessão comum. Orienta os membros das comunidades e expressa para a sociedade brasileira a sua visão sobre temas e situações desafiadoras. O conteúdo desta palavra da Igreja e de outros documentos, como o guia prático de vida comunitária chamado "Nossa fé - Nossa vida", revela o que pensa, o que crê, como se caracteriza e se articula a Igreja.
Para maiores informações conheça o Portal Luteranos.