Colonos e Motoristas

No dia 25 de julho comemora-se o Dia do Colono e do Motorista. O Dia do Colono relembra o início da imigração alemã em 1824. Fugindo da falta de terras próprias, de onde poderiam tirar o sustento, nossos antepassados trouxeram entre seus poucos pertences a bíblia, o hinário e o Catecismo Menor de Martim Lutero, “ferramentas” que lhes ajudaram a cultivar e dar expressão à sua fé evangélico-luterana em terras brasileiras. O Dia do Colono aponta para o início daquelas que viriam a ser as nossas comunidades. Muitos foram os percalços, as dificuldades no caminho da construção de uma nova pátria. Mas, a meta foi alcançada e hoje os colonos alemães estão integrados na sociedade brasileira, dando sua contribuição na edificação deste país.
Ao lado do colono, também o motorista é lembrado e homenageado no dia 25 de julho. Eles que fazem o Brasil “andar”. Andar pelos caminhos que tem, muitas vezes esburacados, mal-conservados, perigosos, poeirentos, inseguros, difíceis de vencer ainda hoje. Também eles merecem o reconhecimento da sociedade.
Mas também é preciso apontar para um fato alarmante: Num tempo em que aumenta a densidade do trânsito, com cada vez mais veículos de todos os calibres em nossas estradas, a pressa, a imperícia e a irresponsabilidade estão causando mais mortes do que muitas doenças fatais. E aqui cabe a todos nós, participantes do trânsito em nosso país uma parada séria, uma reflexão profunda e uma mudança de atitude. Quem sabe, o dia 25 de julho é uma boa oportunidade para tal.Parabéns colonos e motoristas, e que Deus sempre os abençoe.