Viagem de Estudos - A Imigração Alemã

Ao total 43 pessoas participaram da viagem de estudos
Fotos para baixar
Clique com  o botão direito do mouse
e escolha "Salvar como"
Uma das metas de trabalho para a Paróquia Evangélica de Giruá em 2011 foi a realização de uma viagem de estudos para conhecer a história da imigração alemã e, consequentemente, a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Entre os dias 02 e 05 de dezembro essa proposta se tornou realidade. 43 viajantes rumaram a uma verdadeira viagem ao passado, passando por diferentes lugares e participando de diversas palestras que apresentaram a saga dos alemães no solo gaúcho.

Praça do Imigrante
Monumento em comemoração aos
100 anos da imigração alemã
A primeira visita aconteceu à praça do imigrante, às margens do Rio dos Sinos, local que marca o desembarque dos primeiros imigrantes alemães no estado, no dia 25 de julho de 1824. Ao todo foram 39 pessoas, que foram inicialmente alojadas numa casa na Feitoria da Linha Cânhamo, sendo a partir dali alojados em lotes de terras oferecidos pelo governo imperial.





Museu da Imigração Alemã
Neste museu foi possível entender, através dos milhares de objetos ali expostos, como viviam os primeiros imigrantes alemães. São objetos que retratam a organização social, religiosidade, cultura, arquitetura, trabalho, economia, festas, culinária, cuidados com a saúde.



Museu do Trem
Grupo no vagão do trem
Muito bem conduzidos pela monitora Gisele Bauermann, o grupo teve a oportunidade de conhecer a história de um dos mais importantes meios de transporte do nosso estado: o trem. Segundo Gisele, inicialmente os colonos ascentados as margens dos rios, especialmente do Rio dos Sinos, trabalhavam numa economia básica de subsistência familiar. Com o aumento da produção  de alimentos e produtos manufaturados o Rio dos Sinos passou a ser a principal via de escoamento da produção. Porém, esse meio apresentava-se como uma rota perigosa e muito lenta. Por isso planejou-se a construção de uma ferrovia.
Assim, em 14 de abril de1874 foi inaugurada a linha do trem entre Porto Alegre e São Leopoldo, com uma extensão de 33.756 metros. A estrutura para a construção das estações foi trazida da Inglaterra, chegando em São Leopoldo pelo Rio dos Sinos.

Palestras
P. Osmar Witt - Historiador
O professor de história da Igreja P. Ms. Osmar Witt apresentou ao grupo uma palestra sobre os motivos que levaram os alemães saírem da sua terra natal e o modo como os imigrantes alemães foram gradativamente ocupando o território gaúcho. Além disso, falou sobre como esses imigrantes organizaram as primeiras comunidades evangélicas luteranas, dando origem assim a IECLB. Além disso, Osmar apresentou ao grupo o Arquivo Histórico da IECLB e o campus da Faculdade EST. Já a diaconisa Guisela falou da preocupação das primeiras comunidades em relação aos cuidados com a saúde. Ao chegarem nas novas terras, os imigrantes ficaram totalmente desassistidos e a preocupação das comunidades foi de trazer da Alemanha irmãs luteranas, com formação na área da saúde, que pudessem principalmente ajudar as famílias na orientação em relação à saúde e realizar os partos das crianças que iam nascendo.

Integração com a Comunidade de Alto Rolante
Almoço na comunidade Alto Rolante
O domingo foi marcado por um encontro de integração com a Comunidade Evangélica de Alto Rolante, em Rolante. Tudo começou com uma celebração dirigida pela pastora local, Gabrielly Ramlow, e o pastor Fábio Rucks e a participação do grupo de música da Paróquia Evangélica de Giruá e em seguida ambas as comunidade confraternizaram com um almoço.

Natal Luz
Em Gramado o grupo prestigiou as festividades do Natal Luz, tendo a oportunidade de conhecer a bela ornamentação natalina da cidade e o Desfile de Natal. Gramado é uma cidade de colonização alemã muito forte caracterizada pela sua arquitetura. Também o Natal Luz retrata em parte o jeito alemão de festejar o Natal, especialmente através das luzes, árvores natalinas e os presépios.

Parque Aldeia do Imigrante
Salão de bailes - Estilo enxaimel
A cidade de Nova Petrópolis preserva a réplica de uma vila germânica, localizada no Parque Aldeia do Imigrante. Nela foi possível conhecer a engenharia (enxaimel) dos prédios construídos pelos alemães, o cuidado com a religiosidade e a educação através da construção de igrejas, cemitérios, escolas e casas para os professores. Na vila germânica ainda foi possível visitar a ferraria, o salão de bailes, a primeira cooperativa de crédito e um amplo museu.

Almoço típico alemão
Pratos da culinária alemã
Conhecer a culinária alemã foi o objetivo desse almoço realizado no Restaurante Colina Verde, em Nova Petrópolis. Nele o grupo teve a oportunidade de conhecer e degustar os principais pratos da culinária germânica, entre eles o knodel, eisbein, chucrute, bolinho de aipim, salsicha bock, kassler e muitos outros.

Associação Beneficente Pella Bethânia
Grupo conheceu a estrutura do Pella Bethânia
A última parada do grupo foi no complexo da Associação Beneficente Pella Bethânia, às margens do Rio Taquari, em Taquari. O Pella Bethânia representa a preocupação da da Igreja Luterana e dos primeiros imigrantes alemães no cuidado às pessoas órfãs. "Ele surgiu com o objetivo de acolher viúvas e seus filhos que perdiam os seus maridos em acidentes que aconteciam na derrubada da mata ou eram atacados por animais", destacou a diretora Jony. Atualmente o Pella Behânia atende 169 pessoas.