Uma Igreja Viva expressa no 8º Dia Sinodal da Família

Grande público participou do 8º Dia Sinodal da Família
Um grande clima de comunhão e alegria tomou conta dos participantes do 8º Dia Sinodal da Família, que aconteceu em Giruá, no domingo de Pentecostes. Um grande público ocupou o espaço do Ginásio Municipal Elias Saffi para participar ativamente de toda a programação desenvolvida.
Várias equipes trabalharam intensamente
Já muito antes do evento acontecer comissões do Sínodo Noroeste Riograndense e da paróquia local se mobilizaram para definir a programação e planejar as atividades do dia. Nos dias que antecederam o evento, principalmente na sexta-feira e no sábado, inúmeros voluntários e voluntárias se empenharam em preparar o espaço através da colocação de pirâmides para acolher o espaço de exposição de trabalhos diaconais, espaço da juventude, praça de alimentação, limpeza do ginásio, ornamentação, colocação de cadeiras, preparo de refeições e outras atividades. O Dia Sinodal da Família também recebeu o apoio de empresas e organizações locais, especialmente da COTAP, Casa do Compadre, Prefeitura Municipal (Secretarias do Esporte, Saúde e Educação, Departamento de Trânsito), Brigada Militar, Rotary Club e dos meios de comunicação locais, especialmente Folha Giruaense, Rádio 104.1 FM, Rádio Giruá e Clic Giruá. A ervateira Terra Nativa fez a distribuição de erva mate a água quente
Caravanas chegando
No sábado a noite jovens de diversas paróquias do sínodo se concentraram no ginásio e participaram de uma apresentação do grupo musical Mc´Coys de Novo Hamburgo. Após os jovens tiveram tempo para o convívio e troca de idéias.
No domingo bem cedo numerosas caravanas e pessoas em seus carros chegavam até Giruá para vivenciar o 8º Dia Sinodal da Família, sob o tema "Minha Vida na Igreja Viva. A abertura se deu com presença de autoridades locais, sinodais e do representante da presidência da IECLB, o P. Dr. Romeu Martini. O prefeito municipal de Giruá, Ângelo Fabian Duarte Thomas, anunciou em primeira mão a construção da Praça Jardim de Lutero em Giruá. Inciativa pela qual foi parabenizado pelo P. Romeu.

A celebração do culto com Santa Ceia foi conduzida por uma equipe de ministros e a presença de outro grande número de ministros que atuam no sínodo. A pregação foi do P. Romeu, que falou da importância da participação do cristão na comunidade, compartilhando seus dons e seu tempo e contribuindo para que a vida da comunidade seja mais viva. O culto também contou com a participação das crianças do Culto Infantil, jovens das comunidades de Horizontina e Três de Maio e dos grupo de animação musical de São Borja.
Ao meio dia se configurou uma cena linda em frente ao ginásio, quando os participantes fizeram seus lanches abrigados pela sombra das árvores que se localizam no pátio, tomaram seu chimarrão e aproveitaram para encontrar amigos e trocar abraços. Logo em seguida, também ao ar livre, um grupo de animação das paróquias de Santa Rosa e Giruá apresentou no Espaço da Juventude canções vibrantes, que contagiaram os jovens e os de espírito jovem. Também foram desenvolvidas dinâmicas e realizado um estudo bíblico. Enquanto isso, as crianças participavam de atividades desenvolvidas especialmente para elas. No interior do ginásio acontecia a apresentação do tema Pentecostes, de forma muito dinâmica e com a participação do público.
O grupo Os M´Coys encantou o público com suas canções em estilo country e letras de cunho cristão. Crianças, jovens e adultos cantaram e dançaram com o grupo.
Após a bênção e oração final as centenas de pessoas retornaram às suas comunidades e lares, certos de que vale a pena a vivência comunitário, com espaço para a celebração, comunhão, alegria, partilha e vivência da fé.