Festa Junina dos Casais Reenconstristas

Num encontro de grande descontração o grupo de Casais Reencontristas se reuniu na Comunidade São Marcos de Rincão Maciel para entrar no clima das comemorações juninas. Fantasias e comidas típicas marcaram o encontro, que ainda contou com um espaço para reflexão e planejamento dos trabalhos no próximo retiros do Reencontro e do Baile da Cuca e da Linguiça que será realizado em benefício do Lar de Idosos de Giruá.

São João - Convite para uma festa à vida!


Leia os textos de Lucas 1.5-23; 57-66 e Mateus 14. 1-12.

Nestes últimos dias temos tido em nosso país e alguns outros lugares do mundo, grandes festas para São João, por ter ele anunciado a vinda de Jesus. São João é o mesmo João Batista que encontramos nos textos antes lidos na Bíblia. João Batista foi um primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel. João Batista nasceu seis meses antes de Jesus e veio a ser um grande pregador, buscando muitos filhos de Israel ao arrependimento. No entanto, João sabia que não era ele o principal, por isso pregava, mas também anunciava Jesus, que viria logo após ele, e que Jesus sim era o Filho de Deus.

João porém, não era um simples anunciante, era sim um grande profeta que anunciava a palavra de Deus e que também denunciava as irregularidades diante de Deus. Por denunciar o Rei Herodes, que vivia em adultério com sua cunhada, foi decapitado. É uma história de extrema violência, onde alguém, por falar a verdade perdeu a vida.
Quais histórias, de pessoas que por falarem a verdade, por defenderem vida digna e abundante, perderam a própria vida, nós conhecemos? Que pensamentos temos a respeito destas pessoas? Deveriam ter calado para pelo menos não perder a vida? Somos convidados por Cristo a pregar e viver a sua Palavra verdadeira mesmo que isto custe a vida.
João Batista morreu, pois em uma festa de aniversario, o Rei Herodes empenhou sua palavra para com sua sobrinha, sem se preocupar com seus pensamentos, e sua sobrinha, tomada pelo mal, pediu a cabeça de João. João estava com a verdade, tinha empenhado sua palavra com a verdade, com Deus. O rei e sua sobrinha não. Outras pessoas empenharam sua palavra com a verdade e com Deus e também perderam a vida; pessoas como João Huss, Dietrich Bonhoeffer, Dorothy Stang, Doraci Edinger... estes também cumpriram sua tarefa, não empenharam suas palavras e suas vidas em juramentos vãos, mas sim em salvar muitos filhos para Deus.
Nas festas de São João, não empenhemos nossas vidas e Palavras em juramentos vãos que levam apenas a satisfação do prazer pessoal, mas festejemos o mesmo empenho que João teve e anunciemos a Jesus, sua palavra, seus ensinamentos, sua dedicação pela vida abundante e assim possamos ajudar para que em nosso mundo pessoas deixem de perder a cabeça por causa de caprichos de alguns poucos.
Não empenhemos nossa palavra e força para provocar tristeza e morte, mas sim em prol da vida, de relações familiares mais autênticas, mais sinceras e sensíveis, fundamentadas no amor de Deus e na sua imensa misericórdia pelo mundo. Amém.

Autor: Pastor Jonas Gunsch /Ernestina