Festa Junina dos Casais Reencontristas

Está virando tradição o encontro junino dos casais reencontristas da Paróquia Evangélica de Giruá, que a cada ano estão se reunindo para celebrar a data alusiva ao profeta João Batista. Neste ano mais uma vez os casais da Comunidade São Marcos prepararam o encontro, que teve comidas típicas, animação musical e uma importante reflexão sobre a vida e mensagem de João Batista, dirigida pelo PPHM Gleidosn Fritsche.
Para mais informações sobre João Batista, clique em "mais informações".
SÃO JOÃO : LENDA OU  MISSÃO?

Em Israel vivia um homem velho chamado ZACARIAS. Ele era sacerdote no templo em Jerusalém. A sua esposa chamava-se ISABEL. Isabel também era de idade avançada. O casal não tinha filhos, mas eles queriam muito ter um filho.
Certo dia, Zacarias foi chamado para entrar no santuário de Deus, e orar pelo povo de Israel.  Este era o costume sacerdotal: uma vez por ano, um dos sacerdotes era convidado para orar por Israel no “Lugar Santo” do templo. Esta experiência acontecia provavelmente uma única vez na vida de cada sacerdote, já que no templo de Jesus havia aproximadamente 20.000 sacerdotes.
Neste dia, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias, e lhe disse que Deus ouviu a sua oração, e que Isabel daria à luz um menino que seria chamado JOÃO. O anjo disse que este menino seria grande diante do Senhor, e que este menino, João, iria preparar o caminho para a vinda do Messias.
E a promessa de Deus se cumpriu: O que parecia humanamente impossível de acontecer, aconteceu.  Isabel, já bastante avançada em idade, estava grávida.
Seis meses mais tarde, o mesmo anjo Gabriel apareceu a uma mulher da cidade de Nazaré, chamada MARIA,  e o anjo comunicou-lhe que ela seria mãe do Salvador do mundo. O anjo também falou para Maria que a sua prima Isabel estava grávida de seis meses. As duas mulheres estavam muito felizes porque Deus estava olhando para o povo simples e concedendo bebês muito especiais.
Atualmente, comemora-se em 24 de junho a Festa de São João. E poucas pessoas sabem que este “São João”, a quem fazem inúmeras festas, é o João Batista, o filho de Zacarias e Isabel, aquele que nasceu SEIS MESES antes de Jesus.
Qual era a missão de João Batista? Vamos descobrir lendo Marcos 1.2-8.
João Batista anunciava a chegada do Messias! Ele anunciava:  “Arrependei-vos, porque o Reino de Deus está próximo”. Ou seja, João Batista chamava o povo para o ARREPENDIMENTO, para uma MUDANÇA DE VIDA  -  por que?  -  Porque logo estava chegando aquele que iria começar o Reino de Deus;  logo estava chegando Jesus Cristo. Então a missão de João era CHAMAR AO ARREPENDIMENTO, ANUNCIANDO A VINDA DE CRISTO.
É por isso que nós festejamos São João exatamente seis meses antes do Natal. E vejam que a DATA tem a ver com as estações do ano. Vocês perceberam que as noites no inverno são mais longas? Os índios achavam que havia uma luta entre o SOL e a ESCURIDÃO.  Então, na noite de 24 de junho, que é a noite mais longa do ano, os índios acendiam grandes fogueiras para dar força ao sol. E a partir do dia seguinte, então, o sol começava a vencer a escuridão novamente.  
Os cristãos adotaram essa tradição indígena da fogueira, mas, dando uma interpretação cristã: No Natal, nasce Jesus, que é o SOL DA GRAÇA (alegria, amor que esquenta). Seis meses antes, nasceu aquele que anunciava a vinda do sol da graça!  Por isso, os cristãos acendem a Fogueira de São João, a fogueira que aponta para o sol. A FOGUEIRA DE JOÃO BATISTA é a fogueira que anuncia a vinda do fogo eterno, do Sol da graça, que é Cristo, nosso Senhor.
Por que PULAR FOGUEIRA?!  -   Era um ritual indígena de purificação.  O fogo purifica. - João Batista anunciava ARREPENDIMENTO. - O ato de pular a fogueira, passar pelo fogo, então é um ato simbólico de purificação, de ARREPENDIMENTO.
Obviamente, nós sabemos que o arrependimento deve acontecer todos os dias de nossa vida, não só no dia de São João.  A gente precisa estar sempre se preparando para a vinda do Sol da Graça, que é Jesus Cristo, nosso Senhor.
A história de João Batista, que lembramos nas festas juninas, quer nos inspirar para a missão. Assim como João, nós também somos pequenas fogueiras que apontam para o Sol da Graça, que é Cristo. Tudo o que fazemos é usado por Deus para comunicar o seu amor pelas pessoas. João Batista chamou as pessoas para corrigirem os seus caminhos. Além de corrigirmos os nossos caminhos, nós, cristãos, também somos chamados a ser exemplo de caminho reto àqueles que estão ao nosso redor.

E, assim como João, não ficamos com a glória para nós mesmos, mas reconhecemos que nada seríamos sem Deus e que Cristo é quem merece a glória e a honra. A missão não é nossa, é de Deus.