Tema da Pessoa com Deficiência é abordado no Colégio Evangélico Rui Barbosa

De 21 a 28 de agosto de 2013, vivemos a semana da pessoa com deficiência. No Colégio Evangélico Rui Barbosa temos buscado uma familiarização com o tema. Nesse mês de agosto, as turmas do maternal, jardim, primeiro, segundo, terceiro e quarto ano têm trabalhado o tema nas aulas de Ensino Religioso a partir do versículo bíblico de Tiago 2.8: “Se vocês obedecem a lei suprema da Escritura, estão fazendo o bem, pois a escritura diz: Ame os outros como você ama a você mesmo”.
O tema da pessoa com deficiência foi ilustrado com a história do Patinho Feio, contada a partir de uma outra ótica: o pato não era feio, só era diferente. Esta, buscou fortalecer o respeito que devemos ter com todas as pessoas, sejam elas parecidas conosco ou não. Todos somos amados por Deus, como seus filhos e filhas devemos nos cuidar mutuamente.
Abordamos as diversas deficiências que existem, quais delas conhecemos, que dúvidas temos sobre elas, etc., a partir da teoria fizemos algumas atividades práticas. Na primeira, vendávamos os olhos de um dos estudantes, colocávamos um objeto em suas mãos para que ele descobrisse, pelo tato, o que estava segurando, enquanto isso seus colegas davam dicas sobre o objeto. Dessa forma, ensaiamos a audiodescrição – que é um recurso utilizado para as pessoas  com deficiência visual terem compreensão das imagens que aparecem nos vídeos, ou seja, são descritos o ambiente, fotos e símbolos, oportunizando, assim, que elas compreendam melhor a mensagem que está sendo transmitida.
Uma segunda atividade consistiu em a pessoa vendada reconhecer quem estava na sua frente através da voz ou do toque em seu rosto.
Também falamos sobre como se dirigir de maneira adequada a uma pessoa com deficiência para lhe oferecer ajuda ou simplesmente conversar.
Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida”. (João 8.12).


Autor: P. Gleidson Ademir Fritsche