Produtores do Grupo de Famílias Rurais Bela Vista fazem viagem de estudo ao CETAP

     Por Fátima Marizete Fernandes


    No dia 16/10/14, representando o Departamento de Cultura/SMEC, tive a oportunidade de acompanhar um grupo de agricultores giruaenses, ligados a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Giruá, que coordenados pelo pastor Fábio Ruks foram visitiar o Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP de Passo Fundo. O CETAP é uma ONG de valorização dos produtos nativos, onde o principal objetivo é a promoção da agroecologia e para isso desenvolve um trabalho em várias regiões do estado motivando, organizando e executando a extração da polpa das frutas nativas, tais como o pinhão, a jabuticaba, a guavirova, o araçá, o açaí, a amora, o butiá, o guamirim e a uvaia, formando assim uma '' Cadeia Solidária das Frutas Nativas do RS''.
No Encontro de Sabores conheceram o espaço
de processamento das frutas nativas

    O grupo de Famílias Rurais da localidade Bela Vista ''Cio da Terra” vem trabalhando com os produtos orgânicos já a algum tempo e coordenados pelo pastor Fábio, conseguiram através de dois projetos pela FLD-Fundação Luterana de Diaconia, a construção de estufas e estão preparando-se para entrar no segmento da extração das polpas de frutas, tendo como um dos principais interesses a polpa do butiá. Através do projeto estão sendo adquiridas uma despolpadeira e uma seladora e sendo realizados cursos de aperfeiçoamento e viagens de conhecimento.
Na sede do CETAP
    Na viagem realizada a Passo Fundo, Alvir Longhi que faz parte da equipe técnica do CETAP, enfatizou a importância de trabalhar em forma de cadeia, onde todos ajudam todos na divulgação, processamento e comercialização desses produtos. Hoje já fazem parte desse grupo mais de 150 famílias das diversas regiões do estado, processando e comercializando frutas com a marca ''Encontro de Sabores''.
    A ''Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã'' do estado do RS enviou o seu representante o senhor Rogério Dalló, coordenador do ''Programa de Combate as Desigualdades Regionais'' que falou sobre o uso das frutas nativas regionais como importante fonte de renda para os pequenos agricultores e do interesse que Governo do Estado tem em fortalecer esses importantes segmentos da agricultura e agroindústrias. 
    O que vimos nesse encontro foram pessoas motivadas e orgulhosas de estarem fazendo um trabalho lucrativo, ecológico, consciente e acima de tudo de valorização da natureza, pois há muito tempo busca-se preservar essas espécies nativas através de leis de preservação e reflorestamento, que nem sempre são cumpridas, porque sem utilização econômica essas plantas acabavam sendo um estorvo para os pequenos agricultores. Hoje, com esse trabalho de resgate, estão percebendo a importância não só ecológica, mas também econômica, porque esses produtos ocupam um crescente nicho de mercado, o das frutas exóticas, que agradam desde o paladar mais simples até o mais sofisticado.
    A Igreja Evangélica da Paz de Giruá tem feito um bonito trabalho junto às famílias rurais, motivando a produção orgânica de alimentos para uma maior valorização da vida e com isso dando um bom exemplo para as crianças e formação para os jovens. Parabéns a todos os envolvidos.