OASE da Comunidade São João festejou 75 anos

O domingo foi de festa para a Comunidade Evangélica São João de Boca da Picada. Os membros e visitantes se reuniram para comemorar os 75 anos de existência do Grupo de Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas. O programação começou com a celebração de um culto de ação de graças pela história do grupo. Durante o culto se manifestou com palavras de acolhida e gratidão a presidente do grupo, senhora Soldi Grün. Também o presidente da comunidade, Reinardo Grün, acolheu os participantes, destacando a importância da soma de forças entre a comunidade e OASE na realização da festa. Além disso, palavras especiais foram dirigidas pela vice-presidente da associação das OASEs do Sínodo Noroeste Riograndense, senhora Sibila Mengueti. Ao meio-dia foi servido um gostoso almoço, que agradou aos participantes. Durante a tarde seguiu a programação festiva, com ótima música e o sorteio de prêmios.

Conheça agora um pouco da história do Grupo da OASE da Comunidade São João:

A história da OASE da Comunidade Evangélica São João começou no dia 28 de abril de 1940, quando sob animação da Sra. Martha Löwe reuniram-se seis mulheres. Além dela, estavam presentes as Sras Berta Kurtz Amerinda Schmidt, Matilde Hegel, Leopoldina Bast e Nelda Kunde. Estas mulheres fundaram uma Sociedade, conforme está registrado no primeiro livro de atas utilizado pelo grupo.

O grupo cresceu rapidamente. Tanto que no registro de 18 de maio de 1941 o grupo já contava com 38 sócias. No mesmo ano, em 20 de julho, o grupo realizou a sua primeira assembléia, sendo que foi eleita presidente a Sra. Paulina Ebertz e secretária a Sra. Almerinda Schmidt.

Desde logo o grupo passou a receber alguma assistência pastoral. Os primeiros pastores a participarem do grupo foram Pastor Wolff e Pastor Eckert. Visto a distâncias e as dificuldades de locomoção da época, estes apenas participavam em momentos especiais e festivos do grupo.
Sociedades e grupos formados por mulheres já haviam surgido no Brasil em anos anteriores. A primeira de que se tem notícia é a de Rio Claro – São Paulo. Lá em 15 de agosto de 1899 foi fundada a Associação Feminina, com o objetivo de colaborar através da venda de produtos produzidos por elas, com o Fundo que visava construir a torre da igreja local. No Rio Grande do Sul, a partir de 1910 surgiram vários grupos de mulheres sob o nome de Sociedade Evangélica de Senhoras e Senhoritas da Fundação Gustavo Adolfo. Assim, com o passar dos anos, inúmeros grupos de mulheres foram se formando em todo o Brasil, com alguns objetivos diferentes, mas, normalmente ligados ao serviço, a celebração e a vivência da fé. Dois anos após o fim da primeira guerra a Casa Matriz de Wittemberg na Alemanha enviou um número considerável de diaconisas ao Brasil. Eram mulheres que atuavam em comunidades, especialmente na área da saúde, e contavam com a ajuda de muitas mulheres voluntárias das comunidades, normalmente pertencentes às sociedades de mulheres locais. Surgiam assim as “Evangelische Frauenhilfe”, os quais passaram a se chamar em português de “Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas”. 
Fato importante na história da OASE é a criação de um distintivo da “Evangelische Frauenhilfe von Rio Grande do Sul”, em 1930. Em 17 de agosto de 1941 o grupo de Boca da Picada recebeu por intermédio do Pastor Wolff 32 destes distintivos, os quais algumas mulheres da comunidade ainda guardam com muito carinho. Esse fato prova que já nessa época o grupo de entendia como parte de um movimento que estava surgindo em todo o Brasil.
Alguns fatos históricos do grupo certamente merecem ser lembrados:
- Desde o princípio o grupo procura se fazer presente nos sepultamentos de suas integrantes. Além disso, a última homenagem acontece através da oferta de uma coroa de flores. 
- Em 18 de janeiro de 1942 o grupo participou ativamente da programação de inauguração do templo da Comunidade São João. Ficou a cargo das mulheres o preparo da refeição e do café e a organização de rifas.
- Na década de 60 o grupo acolheu o trabalho de algumas senhoras que vinham de Santa Rosa, entre elas estavam Frau Maier, Frau Freinehr, Frau Mülcke e Frau Faren Schünemann, esposa do Pastor Gustavo Schünemann.
- Os chás de Advento fazem parte da história do grupo desde os primórdios. Inicialmente era um dos momentos em que o pastor se fazia presente no grupo. Sempre foram momentos de oração e meditação, visando a preparação da comunidade para a celebração do nascimento do menino Jesus.
- Em 18 de setembro de 1980 o grupo acolheu o Congresso Distrital da OASE, do então Distrito Eclesiástico Santa Rosa.
- Em 16 de agosto de 2007 o grupo acolheu o Encontro Sinodal da Mulher Luterana, o qual reuniuniram-se mais de 900 mulheres. 
- A organização de festas em comemoração pelo aniversário do grupo se tornaram tradicionais, sendo que as mesmas acontecem todos os anos, reunindo mulheres e homens para um culto de ação de graças e um almoço no salão comunitário.
- Nos últimos anos o grupo tem se unido a milhares de mulheres do mundo todo através da celebração do Dia Mundial de Oração, evento esse que acontece todos os anos na primeira sexta-feira do mês de março.
Enfim, a história do Grupo da OASE da Comunidade São João é marcada por inúmeras ações do grupo que beneficiaram muitas pessoas, a própria comunidade e até outras comunidades.