Celebração Gaúcha Ecumênica

  A terceira edição da Celebração Gaúcha Ecumênica de Giruá reuniu centenas de pessoas na Igreja da Comunidade Católica de Giruá na noite de ontem, 16 de setembro. Inserida na programação da Semana Farroupilha ela reuniu membros das Comunidades Católica, IECLB e IELB, além dos integrantes do CTG Querência Crioula e do Piquete Nativista. A celebração foi presidida pelo Padre Marcos Bialzor e os Pastores Fábio Rucks e Eliseu Krumenauer.
  A liturgia da celebração, bem como as músicas, os textos bíblicos e sua interpretação usaram do linguajar tipicamente gaúcho, dando um toque tradicionalista a celebração. De igual modo, a ornamentação da igreja remeteu a lembrança da vida simples dos gaúchos. Na pregação o Pastor Fábio se baseou no texto bíblico de Marcos 9.14-29, que narra a cura de um menino possesso de um espírito surdo/mudo. Lembrou que também nós corremos o risco de ficar mudos diante de situações adversas. Enfatizou ainda a necessidade de não nos emudecermos diante de alguns problemas graves da nossa sociedade, como a falta de assistência de saúde, a violência contra a natureza e as mulheres e a simples criminalização do aborto.
  As invernadas do CTG abrilhantaram a celebração com seus trajes e danças típicos, dando destaque ao espírito alegre e leve da celebração. Darcy Uhry declamou uma poesia que lembrou a íntima relação do gaúcho com o chimarrão.
  Por fim, as pessoas participantes da celebração levantaram uma oferta que importou o valor de R$ 1.092,00, que será destinada ao Hospital São José. 
Poema do sr. Darci Uhry:

Mais fotos da celebração:
Celebração Gaúcha Ecumênica 2018 - Giruá/RS