Paróquia acolhe estudante da ADL

Durante o mês de julho a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Giruá está acolhendo para um período de inserção o jovem Maico Moreira, estudante da Associação Diacônica Luterana - ADL, escola vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, localizada na cidade de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. 
Maico é natural de Laranja Da Terra, cidade do interior do Espírito Santo, com menos de 15.000 habitantes, de cultura Pomerana, que cultuam de maneira muito forte suas culturas e tradições. 
No mês de julho os estudantes da ADL têm a possibilidade de buscar contato com projetos sociais em instituições ou comunidades da IECLB no estado do Espírito Santo ou em outros estados. Esse período oportuniza aos alunos e alunas vivências práticas em instituições/comunidades com públicos/grupos distintos, para que assim percebam a importância da vivência comunitária e religiosa, do voluntariado e das práticas sociais. É um momento bastante rico para os voluntários e voluntárias, sendo uma oportunidade para fortalecimento de habilidades e vocações. 


O Que é ADL? 

A ADL é uma organização da sociedade civil, que busca desde 22 de fevereiro de 1956 complementar a educação formal e obrigatória com uma formação ética e profissional de cidadãos por meio de uma educação libertadora, humanitária e que leva o jovem a enfrentar os desafios que lhe são colocados pela sociedade com um olhar crítico sobre o contexto em que vive, valorizando o espaço onde está situado e descobrindo formas e instrumentos para transformá-lo. 
A instituição é caracterizada pela educação não-formal, a qual é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática no processo de ensino. A educação não-formal designa um processo de formação para a cidadania, de capacitação para o trabalho, de organização comunitária e de aprendizagem dos conteúdos escolares em ambientes diferenciados. Associada, muitas vezes, à educação popular e à educação comunitária, baseado nas teorias do pensador Paulo Freire. 
Além do mais, a ADL quer promover uma educação que abrange os processos formativos que também se desenvolvem nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais 
A partir de 2016, a ADL efetivou a formação especializada no 4º ano em três áreas: 
Educação Social (280 horas), Assistência Ministerial (240h) e Liderança Musical (320h). 

Como me matricular na ADL? 
Jovens que já concluíram o ensino fundamental e pensam em buscar experiências inovadoras para sua vida, podem estudar na ADL. Estudantes permanecem na escola em forma de internato. Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2019, acontecerão as entrevistas e testes para quem deseja ingressar.