Desarmamento

A discussão em torno do desarmamento ganha mais uma vez as ruas a partir do relançamento, pelo governo, da Campanha pelo Desarmamento que iniciou no dia 6 de maio. A pergunta que mais uma vez se coloca é: Você é a favor ou contra a proibição da venda de armas? Segundo minha fé, a questão não deveria ser se você é a favor ou contra a proibição da venda de armas. A questão deveria ser: Você é a favor ou contra a fabricação de armas?
Sou de opinião de que todas as indústrias que fabricam armamento deveriam ser fechadas/lacradas. Porque enquanto existir uma só indústria ou "fabriqueta" de armas, elas vão estar na mão de pessoas. Eu diria que é como a bebida alcoólica. É proibido a venda de bebida alcoólica e o seu consumo por menores. No entanto o consumo entre eles está aumentando. Se não existisse bebida alcoólica ninguém ingeria o produto. Com as armas se dá à mesma coisa. Enquanto tiver ainda que uma única indústria no mundo que fabrica armas, pessoas vão fazer uso delas. Não tem como controlar. Por isso sou a favor de que toda e qualquer indústria deixe de fabricar armas. Aliás, a fabricação de armas nada mais é do que um sinal de que as pessoas ainda se preparam para a guerra.
Você já imaginou se os bilhões de dólares que são investidos todos os anos na fabricação de armamento, que promove a morte, fossem usados e direcionados para a educação, a saúde, alimentação, transporte coletivo, ciclovias, ferrovias. Enquanto se gastam bilhões de dólares todos os anos na fabricação de armas, bilhões de pessoas passam fome, necessidade, são excluídas e por isso não tem vida digna.
Jesus falou de um novo céu e de uma nova terra. Jesus falou que um novo mundo é possível. No Sermão do Monte Jesus repetia: "Ouvistes o que foi dito, eu, porém vos digo". Ou seja, uma vez era assim. Mas não precisa continuar assim. Vocês podem mudar, as coisas podem ser diferentes. Jesus falou de um novo reino. O Reino de Deus. Um mundo sem exclusões, sem preconceito, sem ódio ou cobiça, sem agressão física ou verbal. O Tema e o Lema da IECLB falam de Paz. Promovem a paz. A paz que todos nós queremos e necessitamos para viver é possível. Deus falou certa vez através do profeta Isaías que virão dias em que "os povos transformarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices. Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão para a batalha." (Isaías 2.4) Que esta mensagem seja a nossa esperança e o nosso compromisso. Amém.

Ervin Barg
Pastor Sinodal