Opinião: Educação para a vida com abundância

Sr. Sedelmo Desbessel - Diretor do CFJL e FAHOR
por ocasião do lançamentos dos cursos
técnicos em Giruá
Nesta semana Giruá comemorou a chegada dos cursos técnicos e profissionalizantes. Os cursos se tornaram possíveis graças a uma parceria entre o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann – CFJL de Horizontina, Colégio Evangélico Rui Barbosa – CERB e Prefeitura Municipal de Giruá. Este é com certeza um importante passo para o crescimento de nosso município, pois a educação traz reflexos muitas vezes inimagináveis para o crescimento humano, econômico, social e político de um povo. Por isso, fica agora a pergunta sobre o tipo de educação que desejamos e precisamos.
Numa manifestação pública de Jesus ele disse, “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” Jo 10.10. Acredito que a educação é uma das formas mais nobres de contribuir na missão cristã de proporcionar vida às pessoas. A final, a educação liberta o ser humano para que, através do conhecimento, possa ser senhor de sua própria história. Sim, A educação é capaz de fazer entender o valor que a vida tem.
A Rede Sinodal, da qual fazem parte o CFJL e o CERB, “entende que o ser humano foi criado à semelhança de Deus, com direito à dignidade, com singularidade diante da pluralidade, como centro das relações de aprendizagem e com potencialidade transformadora: um sujeito consciente de que é o protagonista da sua história pessoal e social.”
É bem verdade que através destes cursos técnicos serão formados bons profissionais para o mercado de trabalho. Mas, não pode ser só isso. Pois, do que adianta alguém ser um excelente profissional se não souber valorizar e viver a vida?
Por isso a missão das escolas vai além da formação profissional. Necessita ser uma educação que visa preparar cada estudante para viver a sua vida com abundância, ligando a sua ação profissional com a responsabilidade social, a cultura, a fé, o lazer, a família, etc.
Ouvimos falar muito que a família tem grande importância na transmissão dos melhores valores para vida. Isso sem dúvida é uma grande verdade. Mas, também precisamos olhar para a responsabilidade da escola nesse processo. A escola é uma pequena amostra da nossa sociedade e já é um reflexo da sociedade que teremos daqui alguns dias. Por isso, o desafio é olhar também para o dia-a-dia da escola e perguntar se nela se vive vida em abundância. Como se dá a relação entre os estudantes? E destes com os professores? Há espaço para um relacionamentos de respeito, carinho, solidariedade? Ou estamos incentivando apenas a competição, a vitória dos “mais fortes” sobre os “mais fracos”? Como o bullying se refletirá na vida dos que o praticam quando estes no futuro se relacionarem com colegas no seu emprego? Como se dão as relações de poder? Entendemos que uma escola, especialmente a comunitária, é uma soma de forças e não um espaço de garantia de privilégios e interesses pessoais? Onde os holofotes não iluminam um nome em especial, mas a grandeza da força de um conjunto?
Sim, a escola é uma pequena amostra da sociedade, onde ousamos treinar passos para uma transformação de tudo aquilo que anula a vida. Onde conscientizamos cada estudante da importância de buscar a garantia de sua vida em abundância e da necessidade de considerar o mundo todo a sua volta, numa relação de igualdade (no mais amplo sentido da palavra), humildade e respeito entre os seres humanos. A final, alguém sabe dizer por que os seres humanos necessitam exercer domínio sobre os outros?
Por fim, o nosso desejo é de que o CERB, com a chegada dos cursos técnicos, cresça cada vez mais na consciência da responsabilidade social que tem. Essa escola que hoje já desempenha um importante papel social, principalmente através da oferta de ensino de qualidade e atenção exclusiva ao aluno, da valorização da família, da conscientização sobre o cuidado com o Meio Ambiente, do atendimento gratuito a mais de 80 crianças através dos recursos do FUNDEB, recursos do governo federal repassados pelo governo municipal, e das bolsas de gratuidade que em 2010 somaram 36% do orçamento total da escola.
Que o CERB e todas as escolas de nosso município se tornem cada vez mais conscientes do papel e poder que possuem de transformar a sociedade, para que cada cidadão tenha vida em abundância.
P. Fábio B. Rucks
Paróquia Evangélica de Giruá – IECLB
ieclbgirua@terra.com.br