Amy & Blake

Por Reny Blass

Quando eu soube da morte da Amy, fiquei estarrecido. Poxa, uma menina meiga, lúcida, tão jovem, e tão cedo partido. Que teria acontecido à Amy? – me perguntei. Eu nem sabia que ela estava doente. Amy era uma pessoa inteligente, uma verdadeira líder e exemplo para todos de sua geração. Uma jovem à frente de seu tempo. Modelo de vida a tantos que seguem a carreira artística.  
 Claro que não se trata da Amy Jade Winehouse!, a judia/inglesa que se ‘suicidou’ no sábado, 23. As duas ‘Amys’ até que poderiam ser a mesma pessoa. Pequenos detalhes é que fazem toda a diferença! Inegável que Winehouse! ‘casa de vinho’ tinha talento. Tanto que abusava dele. Amy certamente não sabia que a vida é a única que não atura abusos. Tinha tudo de uma pessoa bem sucedida: dinheiro e fama! Tinha voz e talento, só não tinha cabeça!  A inglesa do soul fez um pacto com o sucesso, a preço de droga e álcool. E aos 27 anos lhe cobraram a conta.
Amy intercalava lampejos de lucidez e devaneios. Também é uma forma de se fazer sucesso na música. Raul Seixas, Lobão, Elvis, Elis Regina, Cazuza... Amy sabia que estava se matando. Também sabia que o sucesso não lhe acompanharia por toda a vida... ainda que tão curta! Mas Amy era feliz! Cambaleando nos palcos, esquecendo a letra de suas próprias músicas, vexame atrás de vexame, e bebendo todas... Amy era feliz! Foi isso que li a respeito da cantora ‘suicida’. Hipócritas!
 Os pais nada sabiam! Mesmo que fosse o próprio pai quem a livrava das encrencas e dos tratamentos. O show tinha que continuar! E ele cuidava do dinheiro! Lembram do pai do Maicon Jecson? Usam os filhos... e depois choram no velório! Então a culpa é do ex-marido. Sim, porque ele consumia drogas pesadas. A culpa é dos amigos. Sim, porque eles a abandonaram. A culpa é da imprensa. Sim, porque ela perseguia a Amyzinha. A culpa é do leiteiro. Sim, porque ele não passava nos dias certos...
A família vai criar uma ONG, pra ajudar dependentes. Pena não ter feito em benefício da própria filha. Tristes mesmos nesta história os tatuadores, já que com a Amy foram também o pássaro no braço direito, que dizia Never clip my wings (nunca amarres as minhas asas); o daddy's girl (menina do papai) no braço esquerdo; o Hello Saylor (Olá, Marinheiro) no antebraço, na barriga; e o Blake's, no seio esquerdo, que significa ‘do Blake’. Antes que digam que Amy morreu de abstinência de drogas e álcool... eu queria mesmo saber quem é esse tal Blake, a ponto de ter o nome tatuado justamente ali...