Vivemos Caminhando

“Vivemos caminhando, de um ano ao outro andando; só tendo Deus por guia, seguimos nossa via.” (HPD 1, v.2)
O pastor e compositor, Paul Gerhardt, animava a sua Comunidade no Século XVII com essa letra confessional. Eram tempos difíceis, marcados por muito sofrimento, que assolavam a Europa Medieval naquela época. Mas essa letra ainda nos toca e também pode nos animar em nosso tempo. Vivemos caminhando, com relações diferentes do tempo em que vivia o compositor desta letra. Mas caminhamos dia após dia e assim se seguem os anos.
Os tempos mudam e os valores relacionais também. O que permanece é a única certeza que podemos contar com Deus como guia. Finda um ano e um novo se apresenta, assim como as estações da natureza se fundem e se confundem, dando assim, continuidade ao milagre da criação. É milagre da vida – Deus sempre presente.
Virada de ano é isso, olhar para traz, para avaliar e mirar para frente, com novos sonhos para topar novos desafios. Os textos litúrgicos indicados pelas igrejas, para celebrados ecumenicamente neste período, levam nossos pensamentos ao passado e ao novo. Textos que querem nos ajudar para também avaliarmos a nossa vida e ao mesmo tempo nos animam para o novo, alimentando-nos com esperança e confiança. “Tudo está feito! Eu sou o *Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21.6)
Seguindo nossa via, fazemos votos que caminhemos juntos, no Novo Ano, com o qual Ele nos agraciará. Desejamos aos Ministros, Ministras, lideranças, que todos juntos podemos cuidar bem daquilo que Deus nos confiou. Cuidar bem das pessoas que vivem ao nosso redor; cuidar das Comunidades que lideramos; cuidar do ambiente em que vivemos; enfim, cuidar também da confessionalidade luterana, pois essa é nossa identidade.

P. Inácio Lemke - Sínodo Norte Catarinense
Publicado no jornal Joinville Luterano, edição jan-fev/2012