Aniversário marcou um século de vida da Sra. Selma Richter

D. Selma Richter completou 100 anos de vida
A última quarta-feira, 29 de fevereiro, foi de festa para D. Selma Richter, residente na localidade de Boca da Picada. Afinal ela completou 100 anos de vida. A data foi marcada pela reunião dos familiares e amigos que celebraram culto de gratidão a Deus, com hinos e orações (parte deles em alemão, já que D. Selma só fala em alemão) e logo após um grande coquetel de confraternização.


Celebração aconteceu na residência da família
D. Selma já é uma senhora com certa debilidade física, porém para o dia de comemorações pelo seu centenário mostrou-se extremamente disposta. Embora pouco, conversou com os convidados, acompanhou as orações e ajudou a cantar a canção de parabéns. No mais, em seu dia-a-dia carece de cuidados especiais, que lhe são oferecidos com esmero pelos filhos Holdi e Sônia e pelo genro Jorge. E, é claro, a família conta com o apoio dos demais familiares e amigos.

A história da vida de D. Selma é peculiar. Seu avô, David Rieck, veio da Alemanha, da cidade de Badthal. Formado na Universidade de Disenthal como agrimensor, chegou ao Brasil com 23 anos, ao atual município de Santa Cruz do Sul. Seu objetivo de trabalho era demarcar áreas de terras destinadas à colonização em meio às matas virgens. Também foi sua tarefa demarcar a área da primeira praça da cidade. Cumprida sua missão, quis voltar para o seu país de origem. Foi então que descobriu que o seu pagamento seria em terras e não em moeda, como imaginava. Isso o obrigou a permanecer no Brasil. Conheceu então a filha de outro imigrante alemão, chamada Ana Maria Cristmann, com a qual se casou. Desta união nasceram 10 filhos. Entre eles o pai de D. Selma, August Rieck, que nasceu no dia 18 de dezembro de 1878 e se casou com Guilhermina Elizabet fon Frühauf, em 26 de junho de 1902, os quais tiveram 5 filhos.
D. Selma, filha Sônia, genro Jorge e filho Holdi
D. Selma nasceu no dia 29 de fevereiro de 1912, em Santa Cruz do Sul, sendo batizada pelo pastor Fridrich Geisel. Em 1919 migrou com seus pais para Serra do Cadeado, distrito de Ijuí, hoje município de Augusto Pestana. No dia 13 de abril de 1924 foi confirmada pelo pastor Jacob Sauer e em 1927 migrou para Lajeado Pessegueiro, interior de Santa Rosa. Casou-se no dia 09 de setembro de 1933 com Rainoldo Richter, o qual já a antecedeu na morte, tendo com ele a filha Sônia, casada com Jorge Meier e o filho Holdi, casado com Anita Friske. Além disso, tem duas netas e duas bisnetas.
É certo que um século de vida já deve ter proporcionado à D. Selma a vivência de muitas alegrias e também de muitos desafios. Certamente sempre os soube vivenciar apoiada na fé em Deus. Por isso os nossos votos de que seus dias aqui na terra possam continuar sendo abençoados por Deus, com a certeza de que Este a conduzirá pelos caminhos da vida.
P. Fábio B. Rucks