Diaconia - Paróquia lança projeto de trabalho diaconal

A Assembléia do Conselho Paroquial da IECLB em Giruá lançou uma proposta de Ação Diaconal no âmbito das comunidades que a compõem. Durante os últimos dias vários grupos têm se ocupado com a reflexão a cerca do tema, bem como a pregação dos cultos que motivou as comunidades a exercerem ações diaconais.
Diaconia é a ação do cristão, motivada pela sua fé. Nesse sentido a comunidade cristã é chamada a seguir os passos do seu Mestre Jesus. Olhando para sua prática e ouvindo suas palavras ela compreende a sua Missão. Nesse particular vale a pena considerar dois textos bíblicos. O primeiro, Mateus 20. 28, no qual Jesus declara não ter vindo ao mundo para ser servido, mas sim para servir e dar a sua própria vida para salvar muita gente. O segundo texto, Mateus 25.31-46, fala das necessidades de muitos seres humanos: fome, sede, frio, doença, prisão e nos questiona sobre nossas atitudes diante dessas necessidades.
Símbolo da diaconia
na IECLB
Diante das fragilidades de muitas pessoas que Jesus encontrou em seu caminho, ele nunca as tornou dependentes materialmente dele. Antes exerceu em direção a elas uma Ação Diaconal, ou seja, realizou uma ação que lhes assegure as condições necessárias para que sozinhas buscassem a sua dignidade de vida. São exemplos disso as inúmeras curas que Jesus realizou. Elas representaram aos enfermos a condição de saúde necessária para serem aceitas pela sociedade e para buscarem o seu sustento diário. Esta é, portanto, a dimensão da Diaconia: uma ação motivada pela fé em resposta ao amor de Deus por nós, que tem como propósito devolver vida com dignidade àquelas pessoas que a tem privada de vivê-la plenamente, sem jamais torná-las dependentes para sempre da nossa ação.
A reflexão já está fazendo surgir algumas ações. Várias pessoas já estão se engajando numa campanha de doação de roupas, calçados, cuias e bombas de chimarrão. O grupo da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) de Giruá, em parceria com o presbitério da Comunidade da Paz, está preparando um espaço que servirá de abrigo às doações. Além dessas, inúmeras ações estão sendo planejadas e deverão ser desenvolvidas nos próximos dias.