OASE de Boca da Picada comemorou aniversário

Comunidade festejou com culto e almoço
A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE da Comunidade Evangélica São João de Boca da Picada comemorou no último domingo, dia 29 de abril, o aniversário de 72 anos de fundação.
As comemorações incluíram um culto festivo de ação de graças e um almoço servido aos presentes.
Durante o culto o P. Fábio Rucks destacou a importância do grupo e seu histórico de trabalho na comunidade, bem como lançou um novo desafio diaconal às participantes. "No momento estamos precisando de roupas, calçados e alimentos a serem destinados às entidades giruaenses, bem como de cuias e bombas de chimarrão, que podem ser usadas, para a Associação Pella Bethânia de Taquari", destacou o pastor.



A história do Grupo da OASE de Boca da Picada começou no dia 28 de abril de 1940, quando sob animação da Sra. Martha Löwe reuniram-se seis mulheres. Além dela, estavam presentes as Sras Berta Kurtz Amerinda Schmidt, Matilde Hegel, Leopoldina Bast e Nelda Kunde. Estas mulheres fundaram uma Sociedade, conforme está registrado no primeiro livro de atas utilizado pelo grupo.
O grupo cresceu rapidamente. Tanto que no registro de 18 de maio de 1941 o grupo já contava com 38 sócias. No mesmo ano, em 20 de julho, o grupo realizou a sua primeira assembléia, sendo que foi eleita presidente a Sra. Paulina Ebertz e secretária a Sra. Almerinda Schmidt.
Desde logo o grupo passou a receber alguma assistência pastoral. Os primeiros pastores a participarem do grupo foram Pastor Wolff e Pastor Eckert. Visto a distâncias e as dificuldades de locomoção da época, estes apenas participavam em momentos especiais e festivos do grupo.
- Desde o princípio o grupo procura se fazer presente nos sepultamentos de suas integrantes. Além disso, a última homenagem acontece através da oferta de uma coroa de flores.
- Em 18 de janeiro de 1942 o grupo participou ativamente da programação de inauguração do templo da Comunidade São João. Ficou a cargo das mulheres o preparo da refeição e do café e a organização de rifas.
- Na década de 60 o grupo acolheu o trabalho de algumas senhoras que vinham de Santa Rosa, entre elas estavam Frau Maier, Frau Freinehr, Frau Mülcke e Frau Faren Schünemann, esposa do Pastor Gustavo Schünemann.
- Os chás de Advento fazem parte da história do grupo desde os primórdios. Inicialmente era um dos momentos em que o pastor se fazia presente no grupo. Sempre foram momentos de oração e meditação, visando a preparação da comunidade para a celebração do nascimento do menino Jesus.
- Em 18 de setembro de 1980 o grupo acolheu o Congresso Distrital da OASE, do então Distrito Eclesiástico Santa Rosa.
- Em 16 de agosto de 2007 o grupo acolheu o Encontro Sinodal da Mulher Luterana, o qual reuniuniram-se mais de 900 mulheres.
- A organização de festas em comemoração pelo aniversário do grupo se tornaram tradicionais, sendo que as mesmas acontecem todos os anos, reunindo mulheres e homens para um culto de ação de graças e um almoço no salão comunitário.
- Nos últimos anos o grupo tem se unido a milhares de mulheres do mundo todo através da celebração do Dia Mundial de Oração, evento esse que acontece todos os anos na primeira sexta-feira do mês de março.