Encontro nacional discutiu o trabalho diaconal


Mensagem do Seminário Nacional Sobre
 O Documento “Diaconia Em Contexto”
Reunião do Conselho Nacional de Diaconia - CONAD
Encontro Nacional de Líderes na Área da Inclusão e Deficiência

De 03 e 04 de maio de 2012 estiveram reunidos na Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo/RS membros do Conselho Nacional de Diaconia dos 18 Sínodos da IECLB e representantes dos grupos diaconais organizados nacionalmente, representantes Sinodais na área da Inclusão e Deficiência e pessoas convidadas das igrejas luteranas da Colômbia, Bolívia, Chile e Honduras.
Após acolhida e celebração com culto Eucarístico, teve inicio o Seminário Nacional Diaconia em Contexto com a Diácona Márcia Paixão, professora das Faculdades EST, abordando o tema “O Contexto da Diaconia”. Também estiveram presentes como palestrantes do evento o Pastor Rodolfo Gaede Neto, Coordenador do Curso de Teologia das Faculdades EST, o Pastor Leonídio Gaede de Teutônia, Sínodo Vale do Taquari e a Diácona Leila Schwingel, coordenadora de diaconia da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB.
No segundo dia de trabalho houve um painel com a participação do pedagogo e membro do Núcleo de apoio acadêmico da UNISC, Professor Cristian Sehnem, na área de deficiência, a Pa. Rosangela Stange, coordenadora de gênero da Secretaria da Ação Comunitária, abordando o tema de gênero, e o mestrando em teologia Rogério Aguiar, tematizando a reflexão sobre etnia. Na mesma noite aconteceu o lançamento do caderno “Diaconia em Contexto”, documento produzido pelas igrejas-membro da Federação Luterana Mundial. O lançamento contou com a presença do P. Pres. Nestor Friedrich e da secretária geral Diác. Ingrit Vogt.

A partir dos assuntos abordados nestes dias o grupo deixa a seguinte mensagem:
Como membros da Igreja de Jesus Cristo colocados cada qual em seu contexto, somos convidados e convidadas a ampliar o nosso conceito de diaconia, não apenas no sentido de reconhecimento do Ministério Ordenado, mas na prática cristã diária, onde deve haver um diálogo entre a teoria e a prática concreta. A ação diaconal parte do pressuposto do amor incondicional, o amor com o qual Jesus Cristo nos amou – ouvindo, servindo e respeitando o próximo e a próxima. Assim será possível promover a inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas deficiências, etnia ou gênero. Vivenciar e contextualizar diaconia para transformar, reconciliar e empoderar as pessoas, dignificando vidas – este é o nosso papel. Reafirmamos que diaconia é o serviço responsável do evangelho com palavras e atos, prestado por pessoas cristãs em resposta às necessidades das outras pessoas. Concluímos que fazer é pensar e que ambos devem andar sempre juntos.