Comunidade da Paz de Giruá – Jovem aos 90

Celebrar 90 anos com plena jovialidade não é para qualquer um. Mas é assim que se sente a Comunidade Evangélica da Paz de Giruá – IECLB. Em 2019 a Comunidade celebra seus 90 anos de muita vida. As festividades para comemorar seu aniversário já começaram no dia 15 de maio, dia do aniversário, quando a OASE realizou um chá de aniversário. Depois foi a fez de celebrar com um grandioso jantar, que aconteceu no dia 08 de junho, no Centro Evangélico, que também contou com a escolha das soberanas da Oktoberfest 2019. A culminância das comemorações aconteceu no dia 22 de junho, num culto de gratidão, que também marcou a Ação de Graças pela Colheita e teve a participação do Pastor Sinodal, Vilson E. Thielke e um número muito expressivo de membros.

Durante o culto a Secretária da Comunidade Sonia Freitag fez um resgate histórico da comunidade. Lembrou que nesse tempo a comunidade edificou duas igrejas, visto que a primeira precisou ser substituída por uma maior, uma escola, um centro evangélico de atividades múltiplas e um cemitério. Além disso, foram se constituindo inúmeros grupos de trabalho na comunidade: Trabalho com Crianças, Ensino Confirmatório, Juventude Evangélica, OASE, Marta e Maria, Lelut, Casais Reencontristas e diversos grupos de famílias. Foram muitas mãos que se envolveram na edificação da Comunidade. Pessoas que pela sua fé entenderam que poderiam contribuir com a Missão de Deus, dando um testemunho vivo do anúncio do Evangelho. Graças ao trabalho de tantas pessoas, movidas pelo Espírito Santo, hoje a comunidade expressa sua grandeza na comunidade giruaense.

A Comunidade Evangélica da Paz foi fundada a l5 de maio de 1929. A reunião de fundação ocorreu na residência de Augusto Mueller. Na ocasião somente sete famílias evangélicas estiveram presentes. Mesmo assim assumiram o propósito de fundar a Comunidade Evangélica. Inicialmente os cultos foram celebrados em casa de família. A comunidade cresceu rapidamente. Já em junho de l935 inaugurou o seu primeiro templo. O mesmo abrigou a comunidade até o ano de 1981, quando iniciou a construção do novo templo. Este, segundo, foi inaugurado em 20 de março de l983, ano em que os Evangélicos Luteranos comemoraram os 500 anos de nascimento de Martin Luther.

Desde muito cedo um dos objetivos da comunidade foi proporcionar uma boa educação aos filhos. Esta preocupação levou a comunidade a formar a sua própria escola. Foi assim que em l8 de outubro de 1957 a comunidade inaugurou a sua escola comunitária, atual Colégio Evangélico Rui Barbosa (CERB).

Atualmente a Comunidade da Paz conta com 675 membros batizados e tem como Diretoria os seguintes membros:
Presidente: Milton Zwick
Vice Presidente: Bruno Jost
Segundo Vice: Evaldo Essemberg
Tesoureiro: Marta Zimpelç
Vice tesoureira: Orestes Camargo Filho
Secretária: Sonia Freitag
Vice Secretário: Fábio Kronbauer
Conselho Fiscal: Ari Lottermann, Marle Tyllmann, Roseli Baumgarten
Suplentes Conselho Fiscal: Neldo Ehlert, Altino Brincker, Vilma Beutinger