1ª Mostra de presépios Comunidade Evangélica da Paz

O período Natalino é um dos momentos mais especiais e bonitos que presenciamos em cada fim de ano. Muitas são as tradições de família, a árvore de Natal montada, os presentes que toda criança e até mesmo os adultos esperam, jantares em família com muita comida na mesa. Uma dessas tradições é a montagem do Presépio Natalino. Mas alguém sabe o significado do presépio, ou sua importância para o Natal? 
Para quem não sabe, o presépio é uma montagem com peças de diferentes materiais e tamanhos que faz referência ao nascimento de Jesus Cristo, e seu nome em latim significa “estábulo”. De acordo com algumas fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no ano de 1223, no período de Natal. Este foi feito com argila, e a ideia da montagem foi de explicar para as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo. A partir do século XVIII a tradição de montar os presépios se popularizou entre as famílias da Europa, e logo em outras regiões do mundo. 
Natal é tempo de celebrar o nascimento daquele que nos deu a salvação, Jesus Cristo. Uma celebração que acontece há mais de 1600 anos, no dia 25 de Dezembro, onde o presépio é parte importante para que possamos entender e sempre relembrar como tudo aconteceu e a importância desta data histórica. Uma data tão importante, mas que com o passar do tempo tem sofrido com o esquecimento, com o afastamento das pessoas e com um mundo tão corrido, mas que não deve jamais ser esquecida. A Mostra quer trazer de volta o sentido central do Natal, lembrando o que realmente é importante nesta época tão festiva. 
Para que possamos resgatar essa tradição tão bonita e importante para todo cristão, é que a Comunidade Evangélica da Paz de Giruá realiza, entre os dias 06 e 08 de Dezembro, a 1ª Mostra de Presépios que acontecerá no Centro Evangélico da Paz, em Giruá – RS. O espaço será devidamente preparado para este momento tão especial, e estão convidadas todas as pessoas que quiserem fazer parte, tanto preparando seu presépio para a mostra, como prestigiando os presépios que lá estarão montados. 

Texto: Gizeli Horbach