O Senhor é o meu Pastor

Para um grande número de cristãos o Salmo 23, especialmente o primeiro versículo, é um dos preferidos. Lá o salmista afirma: "O Senhor é o meu pastor. Nada me falta."
Tenho visto  que cada vez mais as pessoas têm buscado a felicidade, a realização de sonhos. Quantas vezes, nessa busca, elas têm procurado de todas as formas, sejam lícitas ou não, concretizar seus projetos de vida. Em quantos momentos, vemos as pessoas até mesmo perderem o sono, pois as dificuldades para concretizarem os objetivos se tornaram grandes demais e elas não vêem como conseguir seus intentos.
Não quero dar uma saída mágica para a solução de todos os problemas, mas creio, do fundo do coração, que o salmista Davi, com a sua afirmação no Salmo 23, nos ajuda a levar uma vida mais tranqüila, do jeito que Deus quer.
Se eu coloco a minha confiança em Deus, eu posso afirmar com todas as letras: O Senhor é o meu Pastor, nada me falta. Deus não me deixa faltar o necessário para que eu tenha uma vida digna. Não quero dizer que Deus vai, como um mágico da lâmpada, me dar tudo aquilo que eu quero. Mas Ele vai me dar o que é necessário para que a minha vida seja abençoada, tanto em termos materiais, quanto espirituais.
A gente observa é que muitas pessoas têm buscado a Deus de uma forma equivocada nas mais variadas igrejas. Têm ido atrás de um deus que não é realmente o Senhor. São pessoas que têm, muitas vezes, tentado ser o senhor e fazer de Deus o seu servo, invertendo completamente as coisas. Deus não é servo. Deus é Senhor. E quando O buscamos, devemos ter essa consciência. Deus não está aí para satisfazer a nossa vontade. Devemos crer que a vontade dEle é o melhor para nós e orarmos com confiança: Seja feita a Tua vontade.
E Deus deseja, como bom Pai que é, dar a seus filhos o que há de melhor. E Ele sabe o que é o melhor para as nossas vidas. Lutero no Catecismo Maior, explicando sobre o primeiro mandamento, coloca, por assim dizer, a vontade de Deus em relação às nossas necessidades: "... o que te falta em matéria de coisas boas, espera-o de mim e procura-o junto a mim, e se sofres desdita e angústia, arrasta-te para junto de mim e apega-te comigo. EU, eu te quero dar o suficiente e livrar-te de todo aperto. Tão-só não prendas a nenhum outro o coração, nem o deixes em outro descansar." (1)
Querido amigo, querida amiga, coloque diante de Deus os seus projetos de vida. Peça orientação ao Senhor. Ele tem grandes bênçãos para você. Ele não quer deixar que nada te falte, mas é necessário que você não prenda o seu coração em nenhum outro: apenas no Senhor. O Senhor, como Bom Pastor, quer te guiar, quer nos guiar, a pastos verdejantes, às águas tranqüilas. Não vivamos correndo de um lado para o outro, feitos barata tonta. Não percamos noites de sono por causa dos nossos problemas. Aprendamos a fazer como o salmista: em tudo confiar no Senhor. Fazendo isso, vamos ter uma qualidade de vida muito melhor, e poderemos concluir junto com o salmista: "Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida. Minha morada é a casa de Deus, por dias sem fim." (Salmo 23.6). Amém.
P. Telmo Noé Emerich